O relógio do espanhol

Hotel NH Paseo de la Habana
25 razões para estar na Espanha agora

O relógio do espanhol

Entre hobbie e obsessão, está meu ato de comparação entre brasileiros e espanhóis. Adoro comentar sobre as rotinas e horários do espanhol.

Em primeiro lugar, quando falamos de hora, eles são pontuais. Quando dizem que vão estar a tal hora em tal lugar, isso é uma certeza. Não são intransigentes com atrasos, mas são respeitadores, sim.

A jornada de trabalho, por exemplo, começa às 8 ou às 9. Eles param normalmente às 12 para tomar um cafézinho ou um pincho de tortilla. Sempre estranhei como eles conseguem segurar bem a fome sem desespero até às 14h, hora quando começam a almoçar. Os almoços em geral são servidos entre às 14h e 16h. Nem antes, nem depois. Realmente eles têm essas duas horas como momento sagrado do dia. Algumas lojas fecham e eles praticam a siesta. Diferente do que muitos pensam, a siesta é mais bem um momento de descanso e tranquilidade. Ninguém dorme profundamente ao ponto de perder o foco do dia. Uma cochiladinha, ok, mas todos estão despertos e firmes trabalhando à tarde. Quando falamos de cidades do sul da Espanha, por exemplo, a siesta é fundamentada pela impossibilidade de estar na rua nos horários de mais calor. Acreditem! No verão algumas cidades sofrem ondas de calor com mais de 40 graus.

Outra coisa que sempre me pareceu engraçada: entre às 16h e até às 21h dificilmente eles comem. Nem um lanchinho, nem uma barrinha de cereal. Acho que talvez venha daí o segredo do espanhol manter a forma. Às 21h sim eles estão preparados para jantar. Nos finais de semana, é possível ver gente jantando às 22h ou 23h.

Por último, vale a pena comentar que no verão é comum ver uma escala de trabalho diferenciada que eles chamam de JORNADA INTENSIVA ou JORNADA DE VERANO. Significa que você entra às 8h a trabalhar e sai às 15h sem pausas. Assim, a tarde é toda livre para o seu lazer e acreditem para eles isso é muito importante! Algumas empresas adotam essa jornada também nas sexta-feiras de todas as estações.

 

 



Written by conexaomadri

Sou uma apaixonada por Madri e modestia à parte, sinto que conheço cada pedacinho da cidade como se fosse a palma da minha mão. Razão normal depois de 5 lindos anos vivendo nessa linda cidade.
Website:

2 Comments
  • Pascale says:

    Sou apaixonada pela Espanha e principalmente por Madrid, Adoro seus posts. Só assim posso conhecer um pouco mais da cultura dessa cidade e país.

  • Que interessante! Achei diferente da nossa rotina padrão aqui no Brasil, mas gostei. Tirando a parte de ficar muito tempo sem um lanche, eu me imagino adotando uma rotina dessas facilmente. 😉
    bjs

Leave a Reply

A capital espanhola é mais que um cenário de Almodóvar. Fuja dos tópicos turísticos como visitar só o Corte Inglés e o estádio do Real Madrid, Santiago Bernabeu, porque Madri é mais que tudo isso: é uma cosmopolita com sede de festa e boa vida. Confira as dicas do blog para não cair no erro do típico turista.
PUBLICIDADE
Siga a gente no Twitter
ARQUIVO
Estamos no Bloglovin
Follow on Bloglovin
%d bloggers like this: