Parque do Retiro

La Musa
Tênis em Madri

Parque do Retiro

Todos nós sabemos que a cidade luz é Paris, certo? Mas para mim, desde o primeiro dia que eu pisei nos jardins do Parque del Retiro, tive a certeza que era o lugar mais iluminado da cidade, assim que, desde então, e o chamo carinhosamente de “Parque-Luz”.

Madri está longe de ser uma cidade verde, mas este parque de 142 hectares é um verdadeiro jardim, cheio de ar puro. No século 17, ele rodeava o palácio de Filipe IV. Hoje fica comodamente perto da principal concentração de museus da capital e é o lugar perfeito para você se recuperar do desgaste físico e mental de visitá-los.

O conde-duque de Olivares providenciou este parque formal em 1636, e os jardins, matas, fontes, estátuas e trilhas continuam lá. Do palácio só restou o Casón del Buen Retiro.
No parque em si, pode-se andar de bicicleta ou patins (inclusive há aulas de patinação), remar no Estaque Grande (mais info), ver atores de ruas, ouvir concertos, ver retratos sendo feitos na mesma hora ou apenas caminhar e aproveitar o ar fresco.
O Parque é extremamente visitado aos domingos, então, se vai em busca de tranquilidade, procure ir outro dia da semana.
A estátua eqüestre junto ao lago representa Alfonso XII (rei em 1874-1885), não o mais ilustre dos soberanos espanhóis, mas com certeza um dos mais jovens (morreu aos 28 anos). Projetando-se ao sul do Prado, no canto sudeste do Parque, estende-se o Real Jardim Botânico, fundado em 1774. Tem cerca de 30 mil plantas, algumas das quais mais exóticas, e estufas muito antigas, projetadas por Juan de Villanueva (1739-1811). Também na metade sul, ficam o Palacio de Velázquez e as imponentes paredes de vidro do Palacio de Cristal (administrado pelo Museo Reina Sofia – exposições atuais). Ambos acolhem exposições de arte contemporânea.

image

Palacio de Velázquez

image (1)

Estátuas ao fundo do Grande Estanque

image (2)

Palacio de Cristal

image (3)Fonte de pesquisa – National Geographic guia



Written by conexaomadri

Sou uma apaixonada por Madri e modestia à parte, sinto que conheço cada pedacinho da cidade como se fosse a palma da minha mão. Razão normal depois de 5 lindos anos vivendo nessa linda cidade.
Website:

5 Comments
  • Descobri o seu blog e o estou utilizando bastante para descobrir coisas diferentes sobre Madrid (além de curtir o Conexão Madrid no Facebook).

    Visitei a cidade por 3 dias, no ano retrasado, mas fui a trabalho e, por isso quase não vi nada. Mas fiquei com uma sensação de que ela me agradaria e, por isso, voltei em fevereiro do ano passado, desta vez em férias com minha mulher, ficando 5 dias lá e mais 5 em San Sebastian, no pais Basco, cidade que eu já conhecia melhor. Foi uma viagem muito boa, apesar do frio extremo que passamos.

    Gostamos tanto, que resolvemos fazer um repeteco, só que iremos no auge do verão e é aí que reside o nosso problema, já que pelo que tenho lido por aí, o calor em Agosto é insuportável. Será que minha viagem tem solução? Se não for muita cara de pau, gostaria de lhe sugerir que escrevesse um post sobre isso, ou seja, como aproveitar bem a viagem em Madrid em pleno verão.

    Apenas um dado a mais: Nossas motivações, nas viagens são uma mistura de música e gastronomia (por isso nosso gosto por San Sebastian).

  • […]          As instalações esportivas da La Chopera no Parque do Retiro: situado dentro, mais precisamente no centro, do Parque del Retiro vale a pena visitar as […]

  • […] também tem um Jardim Botânico, um parque – Retiro – que é o pulmão da cidade,  vida noturna, cafeterias e muito mais em comum com […]

  • […] acontecia no Parque del Retiro, mas desde este ano, acontece no Museo del Ferrocarril, próximo a estação de […]

Leave a Reply

A capital espanhola é mais que um cenário de Almodóvar. Fuja dos tópicos turísticos como visitar só o Corte Inglés e o estádio do Real Madrid, Santiago Bernabeu, porque Madri é mais que tudo isso: é uma cosmopolita com sede de festa e boa vida. Confira as dicas do blog para não cair no erro do típico turista.
PUBLICIDADE
Siga a gente no Twitter
ARQUIVO
Estamos no Bloglovin
Follow on Bloglovin
%d bloggers like this: