Centro Niemeyer – Espanha

10 lugares de Madri que não estão nos guias
"Madri é apaixonante"

Centro Niemeyer – Espanha

Curiosamente, de todos os meus méritos nesses anos vivendo na Espanha, o melhor foi ter logrado terminar um mestrado (cujo o qual não me serviu de muito, mas me sinto em paz com a minha vida acadêmica).

E para trabalhar minha tese, decidi unir as coisas que me rodeavam naquele momento: publicidade, arte, Espanha e Brasil. Foi quando eu acompanhei de perto a criação do conceito do Centro Niemeyer, na pitoresca cidade de Avilés, no norte da Espanha.

Devido também ao tempo fora do Brasil, desconheço o boom que possa ter existido em relação à obra e condecoração desse gênio, quando iniciaram a construção do Centro Niemeyer, em 2008. E é por isso, que hoje apresentamos o centro aqui no blog.

Depois da premiação dos Prêmios Príncipes de Astúrias, nasce o centro como agradecimento de Niemeyer à Fundação, pelo prêmio concedido e com a filosofia essencial de unir diferentes culturas, com ênfase na paz e na educação.

Muita gente já passou por lá desde a sua inauguração em 2011, como Woody Allen, Kevin Spacey, Brad Pitt, Wim Wenders, Carlos Saura, Paulo Coelho, o prêmio Nobel, Wole Soyinka, Vinton Cerf, Paco de Lucía, Yo-Yo Ma, Joan Manuel Serrat ou Fernando Arrabal, sendo que alguns problemas políticos, colocaram em dúvida se o centro resistiria na cidade eleita.

Passada a tormenta, a programação se faz forte e segue seu rumo. Isso sim, as obras de Niemeyer – baseadas em outras obras famosas assinadas por ele, deixam qualquer visitante boquiaberto, seja qual for o espetáculo no interior do centro.

Visita obrigatória para quem ama arquitetura, arte ou está no norte do país.

centro_niemeyer_aviles_c250311_tf

O Congresso, Pampulha, Auditório Ibirapuera… homenagens todas juntas.

WO_Centro_Niemeyer_Aviles_Spanien_3

Veja também:

Astúrias

Parte da tese comentada acima



Written by conexaomadri

Sou uma apaixonada por Madri e modestia à parte, sinto que conheço cada pedacinho da cidade como se fosse a palma da minha mão. Razão normal depois de 5 lindos anos vivendo nessa linda cidade.
Website:

Leave a Reply

A capital espanhola é mais que um cenário de Almodóvar. Fuja dos tópicos turísticos como visitar só o Corte Inglés e o estádio do Real Madrid, Santiago Bernabeu, porque Madri é mais que tudo isso: é uma cosmopolita com sede de festa e boa vida. Confira as dicas do blog para não cair no erro do típico turista.
PUBLICIDADE
Siga a gente no Twitter
ARQUIVO
Estamos no Bloglovin
Follow on Bloglovin
%d bloggers like this: