Movida Madrilenha

Estrelas Michelin 2013
Madrid Cool Night

Movida Madrilenha

Caetano Veloso e Gal Costa já citaram a Movida Madrilenha nas suas músicas [vídeo]. Mas você sabe o que significou isso para a cidade e para toda a Espanha?

A Movida Madrileña foi um movimento contra-cultural surgido durante os primeiros anos da transição da Espanha após a ditadura de Franco, que se estendeu rapidamente e com carácter nacional por toda a Espanha, na Movida Espanhola e se prolongou até ao final dos anos 80. A noite madrilenha foi muito ativa, não só pelas saídas noturnas dos jovens, no epicêntrico bairro (até entao undergroud) de Malasaña, mas também por causa de um interesse incomum nas chamadas “culturas alternativas”.

Nascido em Madrid, o movimento teve desde muito cedo uma envergadura muito grande e significativo a nível sociológico e nacional, estendendo-se a outras cidades espanholas. Esta imagem de uma Espanha “moderna “, ou pelo menos aberta à modernidade, seria utilizada internacionalmente para combater a imagem negativa que o país havia adquirido ao longo de mais de quatro décadas de ditadura. Não obstante, e apesar deste movimento contra-cultural, grande parte das estruturas sociais e económicas do país foram herdadas do regime anterior.

Além de todo o teor contra-político e social que o movimento deseja ter, havia mais que isso. Havia o desejo de extravazar após anos de repressão. De essa época, ainda estao vivas expressoes como “Esta noche todo el mundo a la calle” ou “Madrid me mata”, metaforicamente, desejando que a vida se termine em uma grande noite, sem fim.

No campo artístico, a Movida foi crucial para a presença internacional da Espanha no mundo artístico.

Pedro Almodóvar com sua obra “Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón” (Filme completo) (1980), foi um percursor do movimento e símbolo da contra-cultura espanhola, até os dias atuais.

Pedro Almodóvar nos anos 80.

Na música, várias bandas e artistas deram cara ao movimento: Kaka de luxe, Alaska y los Pegamoides, Alaska y Dinarama, Radio Futura, Nacha Pop, Los Secretos, Ejecutivos Agresivos, los Elegantes;  Mecano, Tequila, etc…

Escute aqui uma seleçao em Grooveshark, das músicas elegidas atualmente como as que marcaram a Movida.

Outras caras foram aclamadas no ambiente pop. Uma delas foi Alaska, cantora e apresentadora e símbolo da liberaçãosexual e apoio, junto à Almodovar, à transexuais.

Alaska, o ícono feminino dos anos 80 na Espanha.

Atualmente, a herença cultural é infinita. Os bares de Malasaña, revitalizados ou nao, ainda albergam resquícios das loucuras da Movida. Almodóvar continuou sua obra inspirada nos primeiros formatos do seu cinema e caras que ele ajudou a criar, como Bibiana e Alaska, se mantem como símbolos fortes da modernidade espanhola.

Almodóvar, Bibiana, Alaska e Mario Vaquerizo em 2010.

 



Written by conexaomadri

Sou uma apaixonada por Madri e modestia à parte, sinto que conheço cada pedacinho da cidade como se fosse a palma da minha mão. Razão normal depois de 5 lindos anos vivendo nessa linda cidade.
Website:

Leave a Reply

A capital espanhola é mais que um cenário de Almodóvar. Fuja dos tópicos turísticos como visitar só o Corte Inglés e o estádio do Real Madrid, Santiago Bernabeu, porque Madri é mais que tudo isso: é uma cosmopolita com sede de festa e boa vida. Confira as dicas do blog para não cair no erro do típico turista.
PUBLICIDADE
Siga a gente no Twitter
ARQUIVO
Estamos no Bloglovin
Follow on Bloglovin
%d bloggers like this: